Flávio Leal Marketing |

Propondo $oluções de Marketing

Planejamento anual de Endomarketing

Depois de um tempo sem publicar artigos, devido ao excesso de trabalho (estou na fase final de execução de um planejamento), hoje eu retorno ao blog para dissertar um pouco sobre planejamento de Endomarketing.

A palavra endomkt, com certeza, não é estranha aos ouvidos de nenhum profissional. No entanto, não é aplicada com planejamento.

Na realidade, todas as empresas deveriam planejar pequenas ações internas buscando a integração entre as equipes; E pouco importa o tamanho e o número de empregados. Ações de endomarketing podem e devem ser aplicadas de acordo com as possibilidades de cada corporação. E digo mais, não deve haver fronteiras na imaginação do profissional de MKT responsável pela elaboração das mesmas.

Comemorações de aniversário, happy hour, reuniões internas, palestras, dinâmicas, homenagens em datas comemorativas (por exemplo, dia das mães), cursos, viagens, prêmios, sorteios, enfim, podemos enumerar milhares de ações que podem ser aproveitadas por empresas que visam crescimento.

O empresário que ainda insiste no pensamento de que apenas o salário em dia já satisfaz o seu funcionário, está completamente errado. Hoje, inclusive, devido a forte concorrência, todo o esforço para deixar os funcionários felizes pode ter como conseqüência o aumento do faturamento. Afinal, a concorrência também está atenta.

Enquanto a empresa X apenas paga em dia, a empresa Y paga em dia e também faz ações de endomarketing, satisfazendo desejos e recebendo o máximo possível da dedicação do funcionário.

Portanto, você, empresário ou profissional de Marketing, faça todos os anos um planejamento de endomarketing, definindo ações, com custo baixo ou oneroso (de acordo com o tamanho da sua empresa), visando motivar e integrar as equipes da sua empresa.

Os resultados? Faça uma análise do desempenho do seu funcionário no ano anterior, e compare com o próximo. Ou melhor, veja o desempenho da sua empresa antes e depois deste planejamento que,  por sinal, não leva mais de 3 dias para ser feito.

E pode ter certeza de que este “investimento” refletirá no seu bolso de forma positiva.

Vejam abaixo um pequeno exemplo de como pode ser feito um planejamento de Endomarketing para a sua empresa.

About these ads

Um comentário em “Planejamento anual de Endomarketing

  1. ANTONIO JORGE MILHOMENS DE ABREU
    dezembro 11, 2010

    Fiquei grato pelos seus comentarios sobre o planejamento de endomarketing nas empresas, estou editando um livro de bolso sobre endomarketing nas mpe’s, se vc tiver algo que possa contribuir aida mais ficarei muito mais feliz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às outubro 4, 2010 por em Marketing e marcado , , , , .
%d blogueiros gostam disto: